segunda-feira, 12 de abril de 2010

As vezes.

De vez em quando penso em como seria a minha vida se eu tivesse tomado decisões diferentes lá atrás, no passado, em alguns momentos decisivos.
Será que eu estaria melhor que estou hoje?
Será que seria mais feliz?
Ou será que estaria pior?
Será que já teria morrido?
Eu seria essa pessoa que eu sou, com a personalidade que tenho?(as vezes infelizmente...)

Sempre tive a tendência de achar que poderia ter feito as coisas melhores do que fiz, que poderia consertar algumas coisas, que poderia ter evitado equívocos e sofrimentos, que poderia reverter males que provoquei ou que deixei de evitar ou ainda os que sofri, se tivesse a chance de voltar.

Hoje penso que isso é bobagem.
Não há nada no passado a ser consertado.

Há hoje. E há amanhã.




"É necessário aprender a sofrer o que não há como evitar. Nossa vida, como a harmonia musical dos mundos, é composta de elementos contrários e tons variados: doces e estridentes, agudos e surdos, frágeis e graves. Que partido deles tiraria o músico que gostasse de uns e renegasse os outros? Cumpre-lhe empregá-los todos e misturados. Assim devemos fazer com os bens e os males que são parte integrante de nossa vida; nosso ser só é possível com essa mistura.

Grande é tudo o que é suficiente; e há mais elevação em amar as coisas comuns que as eminentes. Nada é tão legítimo e bonito como desempenhar o papel de homem [ou mulher] em todos os seus aspectos."

(Michel de Montaigne, Ensaios, p. 375 e 392)



Melhor não dizer mais nada...

Sadmann

...mais que nunca...

Nenhum comentário: