segunda-feira, 30 de março de 2009

Falando de mascaras...

Personalidade deriva do latim - persona - que significava máscara, ou seja aquilo que queremos parecer aos outros.
Dizem que a personalidade é uma organização dos vários fatores, físicos, fisiológicos, psíquicos e morais(moral poderia ser um pouco mais...) que se interligam, de alguma forma meio obscura, determinando o modo como o indivíduo se ajusta ao ambiente em que vive, alguns atribuem a personalidade como sendo inerente a Alma da pessoa.

Mas então como definir esse “mistério” ? Será que somos um produto do meio? um aglomerado de reflexos condicionados pela cultura e pela aprendizagem, desprovido de vontade própria? (adoro essa frase...)

Se considerar, uma natureza biológica, em que os genes herdados apresentam-se como possibilidades e a modelação do meio(incluindo a cultura e a aprendizagem), chega-se a uma questão fundamental! Porque cada vez mais a sociedade é invadida por “clones”??

Se todos têm sua personalidade, e ela é delimitadora de sua relação com seus iguais, a máscara que todos usam, nas suas relações interpessoais, por que cada vez mais aparecem esses clones? Seria algum sinal de um tipo de mutação? Seriam estes genes mutantes? A poluição ? será que o homem esta “liquidando” o fator de diversidade “persona-litica”??

Mascara até lembra teatro, circo talvez... tudo bem que quase sempre se dança conforma a musica, segue-se alguma tendência de grupos...mas me corrijam se estiver muito enganado, só se estiver muito, se for pouco nem perca tempo, bom..
até pouco tempo atrás personalidade era uma qualidade, não era ?

Claro, se personalidade é um tipo de mascara, um dia com certeza ela “cai”, e todo lixo que estava por debaixo, exala seu cheiro característico, mas será que se “dispor” a esse numero circense, toda essa anulação individual, vale o aplauso? Tanta mesquinhez, egoísmo, etc etc etc só por um ego ? tudo para agradar uma platéia.

Quando o personagem não é compreendido pelo grupo circundante procedendo no exagero nas variações das máscaras utilizadas para o seu aperfeiçoamento, ou o medo em usá-las para realizar o seu papel na sua plenitude, pode levar a desajustes que são denominados modernamente de neurose.(ou seja, uma criatura completamente “nôiada”, pois chegou a um ponto que não sabe mais nem quem é...)

Será que é tudo medo de não ser aceito, de passar por uma vida sem deixar a tão desejada “marca”? Seria uma grande sacanagem como o pobre “pierô”, deixar de “existir” em busca de uma marca que não irá deixar, exatamente por ter deixado de existir como individuo.
Ironicamente, um suicídio meio alienado, mas muito bem documentado, ótima fotografia e logo em um cinema, shoping,farmácias e drogarias perto de você!

torradinha!!!!


nem seimais oque...esgotado!

Nenhum comentário: